
Queremos que o CSL seja uma escola que educa para a vida como uma extensão da sua casa em segurança, cuidado, afeto e estímulos, com o diferencial de ser desenvolvidos por uma família de educadores que planeja cada etapa para favorecer o desenvolvimento integral do seu maior tesouro, seu filho.
O melhor presente que podemos dar a uma criança é educar e uma parte deste presente está em nossas mãos.
Venha, vamos juntos escrever essa história de sucesso.
Proposta pedagógica
Embasados nos pilares: SER, CONVIVER e PRATICAR, consideramos a criança como um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade. Foi pensando neste SER que planejamos atividades que façam com que as crianças aprendam de forma prazerosa e feliz.
Pilares:
- Ser – valorização do SER criança, com suas experiências e contextos.
- Conviver – através da CONVIVÊNCIA, vivenciar valores humanos
- Praticar – as crianças vivenciarão na PRÁTICA situações lúdicas
Nosso atendimento institucional à criança pequena é especial. Não se trata de assistencialismo, nem de mero desenvolvimento cognitivo. Desenvolvemos uma educação que promove a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança. O Berçário do CSL propicia situações de cuidados e aprendizagem, pois para nós “Cuidar” significa valorizar e ajudar a desenvolver capacidades, através do BRINCAR que é o meio infantil de aprender.
Através de conceitos básicos e de material concreto busca-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático. Nessa fase, visa-se o desenvolvimento integral da criança nos aspectos biológicos, psicológicos, cognitivos. Enfatizamos a coordenação motora escrita, a alfabetização da criança através da construção da língua escrita, relacionando letras e sons, discriminando e visualizando as famílias silábicas. Visa-se o desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e o domínio das quantidades numéricas. E, também, o desenvolvimento das capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.
No Berçário e no Mini Maternal, nossa atenção especial também está voltada para a alimentação adequada, e com os cuidados de higiene e de saúde, com a manutenção de um ambiente tranquilo desenvolvendo as habilidades motoras básicas, de extrema importância para formação de um indivíduo com o rumo a independência. Sendo elas:
- Locomotoras : rolar, rastejar, engatinhar, andar e saltar do bebê.
- Manipuladoras: pegar,balançar, lançar, jogar,chutar ou seja manusear materiais pedagógicos com diferenças de peso, cores, tamanho e estímulos diversos, fazendo com a criança busque a adaptação corporal de acordo com o objeto.
- Estabilizadoras : buscar o equilíbrio corporal de acordo com as capacidades adquiridas dos alunos, no engatinhar,andar,correr,manipulando objetos.
Turmas
Berçário | 4 meses a 1 ano
Mini Maternal | 1 a 2 anos
Horários
Matutino: 7h30min às 11h30min
Vespertino: 13h30min às 17h30min
Integral: 7h30min às 18h
Projetos Pedagógicos (colocar logomarca dos projetos)
Vivência escolar / Adaptação escolar / Educação alimentar / Mostra Científica / Descobrindo abril / Cuidando do meio ambiente / Contando histórias / Projeto de leitura “Abrindo janelas” / Livro viajante / Páscoa solidária / Vivendo a cultura teatral / Festival de Cultura / Educação em valores.