Colégio

Serviços
Você está aqui:

Fonoaudiologia

Serviço de atenção fonoaudiológica abrange a prevenção, triagem e terapia. Através de triagem individual para avaliar a comunicação oral e escrita do aluno através de uma bateria de testes, e a orientação aos pais e educadores com palestras sobre distúrbios de linguagem e audição. Quando necessário é realizado o encaminhamento do aluno para tratamento especializado fora da escola.

Fonoaudióloga responsável: Dra. Ticiany Viana.

Nutrição

Serviço de orientação alimentar através da organização do cardápio e supervisão do lanche dos alunos da educação infantil e fundamental, palestras de orientação nutricional (“nutrição e saúde”, “dietas da moda”, “aprendendo a comer melhor”), avaliação física individualizada, diagnóstico de obesidade e desnutrição na infância e adolescência.

Nutricionista responsável: Dra. Cristiane Bertoldo.

Psicologia

Serviço de orientação psicológica avalia entraves interativos, da comunidade escolar, oferecendo propostas de mudanças que visam melhorar as relações no processo ensino-aprendizagem. Realiza avaliação e intervenção individual e em grupo com ênfase nos processos que favorecem a aprendizagem.

Psicóloga responsável: Dra. Michelle Mouchereck.

Enfermagem

Como educador para a saúde, atua no intuito de preparar o indivíduo para o autocuidado, além de realizar atendimentos de primeiros socorros, avalia sinais vitais, quando necessário acompanha os alunos nos atendimentos em clínicas e hospitais.

Responsável: Raimunda “Sula”.

Plantão de Dúvidas

Disponível para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o Plantão de Dúvidas de Português e Matemática do CSL tem o objetivo de oferecer esta facilidade ao aluno é ajudá-lo a resgatar possíveis dificuldades e solucionar dúvidas que possam surgir ao longo do bimestre. As disciplinas foram escolhidas observando os resultados dos alunos e a necessidade de um apoio maior em alguns componentes curriculares.

Fisioterapia

Como problemas posturais são questões de saúde pública e podem gerar sequelas, desenvolvemos a orientação postural através do trabalho preventivo, com melhorias na condição de vida de cada aluno, visando assim conforto e bem estar. Utilizando recursos pedagógicos didáticos para prevenir posturas incorretas e suas consequências.

Transporte Escolar

O serviço de transporte escolar do CSL conta com dois micro-ônibus com ar condicionado fazendo rota para diversos bairros da cidade. Além de motoristas experientes, acompanha a viagem uma cuidadora para transportar seu filho com conforto e segurança exclusivamente para o CSL.

Informações e Orçamento: 99.3524.4339 / 3526.3881

Educação Alimentar / Lanche na escola

A escola como uma instituição de grande influência na vida das crianças, é o lugar ideal para se desenvolver ações de promoção à saúde, e o desenvolvimento de uma alimentação saudável. Um dos objetivos do Colégio Santa Luzia é conscientizar e estimular o aluno a adquirir hábitos de vida mais saudáveis. Através da Educação Alimentar e Nutricional, realizada pela nutricionista da escola, trazemos informações sobre alimentação saudável e os riscos de uma má nutrição.

Estimular a alimentação saudável no ambiente escolar é prevenir e promover a saúde dos escolares, que devem ser desenvolvidas desde a infância – de preferência, começando pelo que o aluno vai lanchar, já que é uma das refeições realizadas na escola.

O lanche escolar saudável é um grande desafio na alimentação infantil, por isso o Colégio Santa Luzia tem a disponibilidade do lanche escolar, elaborado pela nutricionista, que leva em conta a variedade e qualidade dos alimentos, preservando seus valores nutricionais. Os sucos naturais, frutas, preparações assadas (sem frituras), preparadas na hora e em quantidade recomendada para cada faixa etária é o que prioriza a composição dos lanches diários dos alunos.

Biblioteca

Fundada há mais 35 anos a Biblioteca Artur Azevedo leva o nome do escritor, tem o compromisso de apoiar os estudantes na aprendizagem e desenvolvimento do gosto pela leitura; promover o acesso aos serviços e ferramentas de informação buscando adaptar novas tecnologias e produtos às necessidades dos usuários.

Funcionamento:
Com expediente de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h30 e das 14h às 18h, a Biblioteca possui um sistema de gerenciamento onde todos os documentos são devidamente catalogados e todo acervo encontra-se informatizado.

Os alunos e pais poderão solicitar empréstimo de até três livros por um período de sete dias, podendo ser prorrogado por mais sete dias. Expirado o prazo de devolução, o aluno estará sujeito a cobrança de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por livro e dia que permanecer com o material além do prazo estipulado para devolução.

O espaço da Biblioteca está disponível também para os alunos do contraturno, para reuniões de grupos de estudo e pesquisa, dispondo de computadores com acesso à internet.

Projetos:
Realiza projetos de incentivo à leitura como o “Livro meu, livro teu” onde os alunos trocam livros entre si de acordo com seus gostos e interesses literários; desenvolve trabalhos de leitura com alunos da Educação Infantil; promove atividades de comemoração ao Dia Nacional do Livro e Dia do Livro Infantil; Projeto “Esqueça um Livro”, voltado para alunos do Ensino Médio.
Os alunos também poderão fazer doações para a biblioteca e contribuir com a diversidade do acervo. Além de todos esses projetos desenvolvidos para aguçar o gosto pela leitura, a biblioteca juntamente com os professores da Educação Infantil ao 3º ano EM o projeto de Leitura da disciplina de Literatura, no qual o aluno tem oito
livros paradidáticos ,em variadas áreas, para ler durante o ano letivo e ao final do ciclo o educando poderá escolher um título ao qual levará para casa.