Promover a mudança comportamental em educadores, crianças e adolescentes para que desenvolvam as competências socioemocionais necessárias aos desafios deste século e tornem-se protagonistas de suas próprias vidas e da transformação da sociedade. Eis a missão do programa O Líder em Mim (OLEM), agora compartilhada com as novas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ser implementada por todas as escolas do país até 2020.
Desenvolvido nos Estados Unidos pela Franklin Covey Co., o OLEM foi baseado no consagrado best-seller “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, e adaptado à realidade brasileira para escolas do nível básico, com foco em crianças de 4 e 5 anos do Ensino Infantil, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Quem busca conhecer mais detalhadamente o que dita a nova BNCC em relação ao aprendizado das habilidades socioemocionais, observará pontos em comum com os 7 hábitos que basearam o nosso programa. Quer saber quais? Acompanhe conosco:
1- “Seja proativo” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e auto-cuidado, responsabilidade e cidadania. Trabalha virtudes como responsabilidade, escolha, iniciativa e respeito;
2 – “Comece com um objetivo em mente” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e auto-cuidado, responsabilidade e cidadania, além de trabalho e projeto de vida. Trabalha valores como visão, comprometimento e propósito;
3 – “Faça primeiro o mais importante” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e auto-cuidado, responsabilidade e cidadania, além de trabalho e projeto de vida. Foco, integridade, disciplina e priorização são as virtudes aqui trabalhadas;
4 – “Pense ganha-ganha” – relaciona-se com competências como argumentação, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, e comunicação. Trabalha o benefício mútuo, a justiça e a abundância;
5 – “Procure primeiro compreender, para depois ser compreendido” –
relaciona-se com competências como argumentação, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, e comunicação. Respeito, compreensão mútua, empatia, coragem e consideração são as virtudes aqui trabalhadas;
6 – “Crie sinergia” – relaciona-se com competências como argumentação, responsabilidade e cidadania, empatia e cooperação, e comunicação. Trabalha criatividade, cooperação, diversidade e humildade;
8 -“Afine o instrumento” – relaciona-se com competências como autoconhecimento e auto-cuidado, responsabilidade e cidadania. Trabalha a renovação, a melhoria contínua e o equilíbrio.