Nesta quinta-feira (09), diante das comemorações da Semana da Pátria, alunos do Ensino fundamental 2 e Ensino Médio realizaram apresentação cultural com tema “Grito de Independência”.
Com roteiro orientado pelo professor de artes Thaymisom Gomes e ao som de músicas emblemáticas como: Formigueiro, de Ivan Lins e Tim Maia; Nossa gente (Avisa lá), da Banda Olodum, e Pra não dizer que não falei das flores, de Geraldo Vandré, a peça teatral encantou o público. Apresentação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Colégio Santa Luzia e está disponível no IGTV.
“De acordo com o dicionário, grito significa som penetrante, voluntário ou espontâneo, articulado ou não, e emitido com força pela voz humana; berro, brado. Na necessidade de colocar para fora o “grito de independência”, vamos cantar o que o Brasil tem de melhor. Com versos, coreografias e textos selecionados, de forma crítica e reflexiva, contaremos a história da independência do Brasil”, destacou o professor Thaymisom Gomes.
A peça faz um paralelo importante entre a história e a arte, a liberdade e o pensamento acerca da independência. O estilo foi um musical e os alunos tiveram a possibilidade de conhecer e vivenciar a história de forma lúdica e teatralizada.
O teatro – é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante. De acordo com a BNCC, o fazer teatral possibilita a intensa troca de experiências entre os alunos e aprimora a percepção estética, a imaginação, a consciência corporal, a intuição, a memória, a reflexão e a emoção.
Semana da Pátria – Além desse evento, todas as turmas nas unidades I e II, promoveram momento cívico, com atividades simbólicas como “marcha infantil” e apresentações a respeito desse marco histórico.