Em parceria com a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma), o Colégio Santa Luzia promoveu nesta sexta-feira (26) palestra com tema “Puberdade”. Assunto foi abordado por acadêmicas do Curso de Enfermagem às turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental.
A fim de abordar a temática de forma específica por gênero, meninos e meninas foram divididos por sala. “Nosso objetivo em estar nas escolas é orientar os estudantes nesse período da puberdade que sabemos que é muito difícil. Falar sobre as alterações no corpo de cada um, os aspectos higiênicos e cuidados com a saúde muitas vezes ainda é motivo de vergonha para eles”, esclareceu Geneyon dos Santos Silva, professor da Unisulma.
Entre os conteúdos abordados estiveram as mudanças corporais durante essa transição na puberdade, como o crescimento de pêlos, menstruação, higienização dos órgãos genitais, vacina contra o HPV, dentre outros.
Para coordenadora pedagógica, Adilma Teles, são orientações técnicas que fazem toda a diferença para deixar os alunos mais informados. “Além de poderem conversar em casa com as famílias a respeito dos cuidados com a saúde como é o caso da vacinação do HPV, por exemplo”.
Na oportunidade, alunos foram incentivados a protegerem-se contra possíveis infecções causadas pelo papilomavírus humano (HPV), ou chegar a complicações como câncer de colo do útero e de pênis. Isso pode ser feito com a vacinação destinada a meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Essa medida preventiva está disponível na rede pública, nos principais postos de saúde. Basta que pais ou responsáveis façam esse acompanhamento e leve seus filhos para garantir esse direito.
Mesmo em tempos de pandemia, na qual muitas medidas profiláticas foram deixadas de lado em razão do medo imposto pela Covid-19, é preciso continuar esses cuidados com os adolescentes, pois a vacinação é o melhor caminho.