Sabe-se que lembrar de fatos históricos perversos é pesaroso, mas necessário em alguns momentos. Fazem parte da história, às vezes, regional, nacional ou mundial. Nesta quarta-feira (27), em todo o mundo é lembrando o Dia Internacional de memória às vítimas do holocausto.
Alunos do Ensino Fundamental e Médio, orientados pelos professores Bruno Oliveira e Mariano Rolindo, responsáveis pelas disciplinas de geografia e história, apresentaram seminários sobre a temática.
“É um assunto que mostra que precisamos ser pessoas melhores e com a parceria da coordenação pedagógica podemos dar espaço para esses trabalhos curriculares, assim como desafiar os alunos a vivenciar projetos que incentivam a pesquisa e o aperfeiçoamento da oralidade”, destacou o professor Bruno.
Os grupos participantes promoveram um recorte da história sobre o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da segunda guerra mundial contra os judeus. Houve ainda, homenagem às vítimas do holocausto. “As apresentações foram excelentes e demonstraram que precisamos, antes de tudo, ter empatia, compaixão e amor ao próximo”, finalizou Miriam Ribeiro, diretora pedagógica.
Holocausto – genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial, vitimando cerca de seis milhões de pessoas entre judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová, deficientes físicos e mentais, opositores políticos. No entanto, os judeus foram vitimados em maior número. O Holocausto foi o resultado final de um processo de construção do ódio de uma nação contra um grupo específico que vivia na Europa.