Notícias

Com o tema “Magia e tradição: uma noite de encantamento nordestino”, o arraiá do Colégio Santa Luzia tem data marcada para acontecer. As festividades serão realizadas nos dias 15 de junho, para a Unidade II, e 21 e 22 de junho, para a unidade I. A programação contará com apresentação de quadrilhas, música, comidas típicas e muito mais. 

A temática deste ano retrata a passagem do circo pelo sertão nordestino. A cultura circense no Nordeste e em outras regiões do país foi marcada pelos ciclos econômicos do café, da cana de açúcar e outros períodos com importância sócio-econômica no país. As principais famílias de circo eram formadas por ciganos que promoviam espetáculos teatrais e apresentações culturais nos pequenos municípios nordestinos.  

O objetivo da temática é representar a autenticidade brasileira e transmitir uma sensação de diversão e magia. “O processo de escolha do tema foi um pouco difícil, não é fácil unir dois elementos tão fortes como o circo e festas juninas. Buscava algo que refletisse a alegria e as belezas do sertão. Decidi que a magia do circo e a tradição do sertão seriam uma combinação perfeita para transmitir essa atmosfera festiva. Queria algo que fosse autenticamente brasileiro e que também transmitisse uma sensação de diversão e magia. O circo sempre esteve associado a esses elementos, então decidi incorporar elementos do sertão para torná-lo ainda mais especial”, relata o professor e idealizador do tema, Thaymison Gomes. 

 

As danças folclóricas fazem parte de todo o espetáculo junino, como as quadrilhas, o forró e o Bumba meu boi. Foto: ASCOM/CSL

As celebrações juninas estão entre as mais celebradas no país. Com isso, em 2023, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.555, de 25 de abril de 2023., que reconheceu a Festa Junina como manifestação da cultura popular nacional. Há mais de 40 anos educando para a vida, o Colégio Santa Luzia também propõe a vivência das diversas manifestações culturais brasileiras, entre elas o universo junino. 

“A nossa expectativa para a Festa Junina é muito grande, por ser uma festa cultural que envolve decoração, quadrilhas, danças, brincadeiras e jogos, comidas típicas, música e cultura.Nossa festa já é tradição e é muito importante porque é um momento de encontro e convivência entre amigos, familiares e vizinhos, fortalecendo os laços e proporcionando momentos de muita alegria coletiva”, afirma a Diretora pedagógica, Miriam Reis Ribeiro. 

O arraiá do Colégio Santa Luzia tem se destacado ao longo dos anos como um evento que vai além da simples festividade, ele proporciona um espaço de encontro e conexão com as raízes culturais do nosso país. Por meio da temática deste ano, o evento promete não apenas entretenimento, mas também uma oportunidade de mergulhar na riqueza e na diversidade da cultura brasileira. 

Débora Maia
Assessora de Comunicação