A Páscoa é uma data de grande importância na tradição de muitas famílias. Por isso, a celebração desse momento não poderia ficar de fora do calendário escolar. É essencial aproveitar este tempo para proporcionar aos alunos atividades que dão a devida importância a valores como o senso de sociedade, compaixão e perdão, fortalecendo o sentido de amizade, de família e de fé.
Além disso, a Páscoa deve ser contextualizada para não virar apenas motivo de consumo. Não adianta o tema ser tratado de forma isolada, envolvendo as crianças em ações que representam apenas ganhar chocolate.
Miriam Reis Ribeiro, diretora pedagógica do Colégio Santa Luzia, enfatiza que deve haver uma discussão aprofundada com os estudantes sobre o verdadeiro significado da Páscoa. “Se esse tema for tratado sem contextualização, acabamos reforçando o discurso superficial e consumista atrelado a essa data tão importante”.
Pensando nisso, o Colégio Santa Luzia aproveitou esse momento para realizar práticas que instiguem a curiosidade sobre o tema, incentivando os alunos a aprenderem sobre os valores que envolvem essa data, como a partilha e doação. O projeto “Vivenciando a Páscoa, Renovando a Vida”, que se trata de uma arrecadação de alimentos e doação de cestas básicas destinadas às instituições filantrópicas da cidade, foi um dos destaques desse ano.
As turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental aprenderam ainda sobre os acontecimentos históricos que envolvem essa comemoração ao encenarem a Paixão de Cristo. Já a 3ª série do Ensino Médio apresentou um espetáculo de dança inspirado na nesta data. Além disso, durante a semana foram realizadas diversas atividades com o objetivo de destacar o verdadeiro significado da Páscoa.