A Olimpíada de Ciências, competição realizada a nível nacional pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, garantiu ao Colégio Santa Luzia conquista inédita. Com participação das turmas de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, três estudantes destacaram-se e foram reconhecidos com premiações de medalha de ouro e menção honrosa.
O evento tem como objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais; além de identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.
Referente a 2020, a competição ocorreu em duas etapas, todas realizadas de forma remota. A prova da primeira fase consiste em 15 questões objetivas envolvendo questões de Biologia, Física e Química. A prova da segunda fase consiste em uma parte teórica (6 problemas) e pode conter uma parte experimental (com no máximo 3 questões valendo 40% da nota final), envolvendo questões de Biologia, Física e Química.
A preparação dos alunos para a competição ocorreu seguindo os conteúdos indicados pela Olimpíada, conforme explicou a professora Elaine Caroline Barros. “Com revisões dos assuntos indicados pela competição, garantimos um feito inédito para a escola. Os estudantes assimilaram os conteúdos ensinados o que me deixou muito feliz pelo sucesso dos meus alunos”.
O estudante medalhista de ouro Eloy Henrique Teixeira comemora. “Fiquei extremamente feliz por ver que minha rotina, esforço e dedicação foram reconhecidos com a premiação na ONC. Gratificante analisar toda a trajetória, desde o apoio da escola até́ colocar a ciência em prática no futuro de cada pessoa”.
Devido a pandemia do novo coronavírus e a necessidade de distanciamento social no atual momento, a solenidade de premiação será no formato virtual. Os certificados serão disponibilizados no endereço https://certificados.onciencias.org/ a partir de 25/03 e as medalhas serão enviadas para as escolas que as entregarão aos seus estudantes.
Fonte: