Cursos

Ensino Médio
Você está aqui:

O Ensino médio, etapa final da EDUCAÇÃO BÁSICA é, em nosso sistema oferecido em três anos, na faixa etária em torno de 15 a 17 anos. Neste nível o sistema Santa Luzia valoriza a PESQUISA como meio de APROFUNDAMENTO e CONSOLIDAÇÃO DOS CONHECIMENTOS, destaca os valores humanos e objetiva, primordialmente, a descoberta da sabedoria e a formação das competências básicas da aprendizagem permanente, mediante:

  • O APRIMORAMENTO DO EDUCANDO – como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento de autonomia intelectual e pensamento holístico;
  • A PREPARAÇÃO E ORIENTAÇÃO BÁSICA PARA A INTEGRAÇÃO DO SABER-FAZER – com as competências que garantam seu aprimoramento;
  • O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS PARA CONTINUAR APRENDENDO – de forma autônoma, crítica e autocrítica em níveis mais complexos de estudo.

Objetivo Geral

A formação da pessoa investigadora, desejosa do saber, hábil e competente mediante;

  • O aprimoramento do educando como pessoa humana e seu encantamento pela sabedoria;
  • A preparação e orientação básica para sua integração ao mundo do trabalho;
  • O desenvolvimento das competências e habilidades para continuar aprendendo.

Objetivos Específicos

  • Autonomia intelectual para gerenciar informações e construir conhecimento;
  • Conhecimento das formas contemporâneas de linguagens;
  • Domínio de conteúdos básicos de filosofia e sociologia necessários para o processo de humanização;
  • Domino dos princípios científicos e tecnológicos atuais.

Concebemos um ENSINO MÉDIO, nos termos da lei (LDB), de sua regulamentação (Diretrizes do Conselho Nacional) e encaminhamentos (PCNs e Orientações complementares) como etapa conclusiva e complementar da Educação Básica, como EDUCAÇÃO GERAL, numa FORMAÇÃO HUMANÍSTICA centrada nos VALORES.

 

As finalidades do Ensino Médio estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Art. 35):

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

 

A escola promove o desenvolvimento de competências que possibilitem aos estudantes inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível, os projetos pedagógicos e os currículos escolares precisam se estruturar de maneira.

 

O currículo do ensino médio será composto pela Base Nacional Comum Curricular e por itinerários formativos, que são organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, a saber: linguagens e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas.

 

O foco da área de Linguagens e suas Tecnologias está na ampliação da autonomia, do protagonismo e da autoria nas práticas de diferentes linguagens; na identificação e na crítica aos diferentes usos das linguagens, explicitando seu poder no estabelecimento de relações; na apreciação e na participação em diversas manifestações artísticas e culturais e no uso criativo das diversas mídias.

 

Na área de Matemática e suas Tecnologias, os estudantes devem utilizar conceitos, procedimentos e estratégias não apenas para resolver problemas, mas também para formulá-los, descrever dados, selecionar modelos matemáticos e desenvolver o pensamento computacional, por meio da utilização de diferentes recursos da área.

 

A área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias propõe que os estudantes possam construir e utilizar conhecimentos específicos da área para argumentar, propor soluções e enfrentar desafios locais e/ou globais, relativos às condições de vida e ao ambiente.

A área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas amplia essa base conceitual e, mantendo referência às principais categorias da área, concentra-se na análise e na avaliação das relações sociais, dos modelos econômicos, dos processos políticos e das diversas culturas.

Os EIXOS COGNITIVOS, segundo as matrizes de referência para o ENEM são:

  • Dominar linguagens (DL): dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso das linguagens matemáticas, artísticas e das línguas espanhola e inglesa.
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
  • Enfrentar situações problemas (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações- problemas.
  • Construir argumentação (CA): relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de proposta de intervenção solidárias na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Metodologia

A prática do ensino exige determinados procedimentos e técnicas que podem variar conforme o método escolhido. Os temas são trabalhados de forma a incentivar a capacidade de análise crítica e o raciocínio lógico, valorizar a expressão de ideias em diferentes linguagens, assim como a utilização de diferentes fontes de informação e de tecnologia na construção do saber, estimulando no aluno o gosto pela leitura e escrita e contribuindo para ampliar sua visão de mundo, levando-o a compreender a importância da cidadania, da participação social, do questionamento, do diálogo e da proposição de soluções para a mediação de conflitos.

MATERIAL DIDÁTICO – ENSINO MÉDIO 1º E 2º ANO

A Coleção Integrada SAS abrange as diversas áreas do conhecimento e dispõe de informações atuais e atividades contextualizadas que estimulam o aluno a dominar linguagens, compreender fenômenos, resolver situações-problema e construir argumentação, bem como elaborar propostas e estratégias para interferir nos rumos da sociedade, o que é, particularmente, avaliado no Exame Nacional do Ensino Médio.

Os conteúdos do Ensino Médio são reestruturados e até a 2ª série; assim, durante a 3ª série do Ensino Médio, o aluno realiza uma retomada completa dos conceitos teóricos por meio da resolução de situações-problema.

A Coleção Integrada SAS é composta por 4 livros e contempla mais de 18.000 exercícios que estimulam o raciocínio e estão dispostos em níveis gradativos – do mais simples ao mais complexo, com o intuito de permitir não apenas a compreensão dos diferentes assuntos a serem estudados, mas também a apropriação dos múltiplos conhecimentos que se complementam.

MATERIAL DIDÁTICO – ENSINO MÉDIO – 3º ANO

A Coleção Pré-Universitário é destinada aos alunos da 3a série do Ensino Médio, destacando-se pelo nível de aprofundamento técnico e pela diversidade de questões propostas, bem como pela adequação da programação didática e curricular à exigência do ENEM. Assim, a metodologia utilizada permite que o aluno veja o conteúdo com profundidade e esteja apto a resolver situações-problema contextualizadas.

A Coleção Pré-Universitário (6 livros) apresenta, de forma consistente e contextualizada, todos os objetos do conhecimento determinados pelo ENEM, e também conteúdos geralmente exigidos pelos vestibulares tradicionais. O material didático é composto pelos Livros Integrados e seus Suplementos. Sua organização pedagógica é efetuada aula a aula, facilitando o acompanhamento do conteúdo programático. Cada aula é identificada por um Ícone de Referência, que indica o objeto do conhecimento a ser estudado; as habilidades e competências são contempladas em todas as situações-problema propostas nos exercícios, conforme a Matriz de Referência do ENEM.

Praticando o Enem (1º, 2º e 3º ano): O livro Praticando o Enem contém questões contextualizadas e interdisciplinares, divididas por área do conhecimento, visando praticar a resolução de situações-problema exigidas pelo Enem.

Arte (1º, 2º e 3º ano): Os conteúdos do livro Arte objetivam possibilitar experiências significativas de imaginação, fruição e reflexão estéticas a partir do conhecimento teórico-prático dos diversos campos (Artes Audiovisuais, Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), compreendendo os modos de produção e de recepção das obras analisadas em âmbito geral, nas diversas sociedades, e local, na sociedade brasileira.

Filosofia e Sociologia (1º, 2º e 3º ano): O livro Filosofia e Sociologia possui como objetivo fundamental a formação de cidadãos conscientes, conhecedores da complexidade e da riqueza da sociedade humana, oferecendo também suporte para a realização de questões exigidas pelo ENEM.

Espanhol (1º, 2º e 3º ano): Os livros de Español são elaborados como instrumento de ensino e aprendizagem da língua espanhola. Apresentam, de forma clara e consistente, atividades que priorizam as habilidades e competências contempladas no ENEM, bem como aquelas indispensáveis à comunicação em LEM – Língua Estrangeira Moderna.

Práticas De Produção Textual (1º e 2º ano): Os livros de Práticas de Produção Textual apresentam propostas de redação sobre temas diversos relacionados à atualidade. Os textos dissertativo-argumentativos, alvos do ENEM, são organizados de acordo com cada série, constituindo uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Matemática Fundamental – Atividades (1º e 2º ano): Esse suplemento proporciona ao aluno uma recapitulação de conteúdo de Matemática do Ensino Fundamental que servirão de base para temas mais complexos, estudados no Ensino Médio e exigidos pela Matriz de Referência do ENEM.

ENEM – Temas recorrentes e convergentes (2º e 3º ano): Abordando assuntos diversos, como cultura, sociedade, cotidiano e atualidades, o livro ENEM – Temas recorrentes e convergentes visa colaborar para que o aluno possa analisar e compreender os assuntos em destaque no Brasil e no mundo sob diferentes pontos de vista e tenha ainda mais subsídios para corresponder às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio.

Enem por Habilidades (3º ano): O livro Enem por Habilidades apresenta questões estilo ENEM divididas segundo as diferentes habilidades. Após cada conteúdo ministrado, o aluno tem a oportunidade de resolver questões específicas, testando os conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Indígenas no Brasil e Povos da África: Breves histórias (3º ano): Contemplando os diversos traços históricos e culturais dos povos indígenas e com um olhar panorâmico sobre a complexidade do processo histórico africano, Indígenas no Brasil e Povos da África: Breves histórias explica como se deram os primeiros contatos dos europeus com os povos que aqui habitavam, proporcionando um olhar sobre os diferentes tratamentos conferidos aos índios no decorrer da história brasileira. Reflete, também, sobre a atuação dos países africanos nas relações com outros continentes e instituições político-econômicas internacionais, apresentando um olhar panorâmico sobre o processo histórico africano.

Enem – Revisão Final (3º ano): Abordando todos os conteúdos avaliados pelo Exame Nacional do Ensino Médio, o livro Enem – Revisão Final possui questões contextualizadas, visando preparar o aluno para o exame, dando-lhe domínio e familiaridade com o estilo do ENEM.

Módulo Extra (3º ano): O livro Módulo Extra apresenta conteúdos de Matemática, Física e Química, recorrentes em diversas provas ou vestibulares do país, não contemplados na matriz de referência do ENEM.

Do Modernismo aos Dias Atuais (3º ano): Abordando desde os modernistas de Semana de 22 até os escritores da contemporaneidade, o livro Do Modernismo aos Dias Atuais enfoca os autores e as obras mais significativas da literatura brasileira desse período.

Acesse o portal SAS: www.portalsas.com.br

SISTEMA ARI DE SÁ DE ENSINO (PRÉ-UNIVERSITÁRIO)

A Coleção Pré-Universitário é destinada aos alunos da 3a série do Ensino Médio e destaca-se pelo nível de aprofundamento técnico e pela diversidade de questões propostas, bem como pela adequação da programação didática e curricular às exigências do ENEM. Assim, a metodologia utilizada permite que o aluno estude o conteúdo com profundidade e esteja apto a resolver situações-problema contextualizadas.