Na última quinta-feira (28), os alunos do 7º e 8º ano do Colégio Santa Luzia participaram da Oficina de jogos de tabuleiro – A matemática e a lógica na cultura mundial, realizada pela professora Laurie Paula. Os objetivos da oficina contemplam desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente e a criatividade, ressaltar a importância da cultura e dos diferentes jogos de tabuleiro, identificar a origem de cada jogo estudado, entre outros.
Levando em consideração que a disciplina de Matemática pode ser considerada difícil por alguns estudantes, o uso de jogos em sala de aula é uma alternativa metodológica que incentiva a criatividade e a descoberta de estratégias para a resolução de problemas, aumentando a compreensão dos conteúdos. Ao utilizar os jogos como recurso didático, o estudante é envolvido de forma ativa, o que proporciona a fixação de conceitos, além de favorecer a socialização entre os alunos e o trabalho em equipe.
A utilização de jogos em sala de aula ainda torna o processo de aprendizado mais descontraído, como destaca a professora Laurie Paula. “Eu pensei em facilitar e tornar a aula mais atrativa, ao mesmo tempo que trabalhamos o raciocínio lógico dos alunos. Os jogos desenvolvem a rapidez de pensamento, além de ser uma forma divertida de aprender”.
Durante o projeto, os alunos estudaram e compreenderam as regras, construíram os tabuleiros e, por fim, apresentaram os jogos criados e estudados. Os jogos trabalhados foram shisima, tabuleiro dos dardos, jogo de tabuleiro borboleta, tabuleiro da trilha ou moinho, yoté, tapatan, alquerque e seega.