Caros pais e responsáveis,
Nós do Colégio Santa Luzia estamos atentos com mais um cenário preocupante e desafiador para as famílias. Sabemos que o controle do acesso a celulares e redes sociais é das famílias, por isso emitimos um alerta a fim de esclarecer que uma atração perigosa para crianças e adolescentes, está circulando pelo aplicativo de mensagem WhatsApp, nos links de jogos e filmes infantis. Dessa vez, trata-se de uma boneca chamada Momo, representada por uma criatura medonha, magra, de olhos esbugalhados, que se assemelha a uma mulher-pássaro, que faz referência a uma lenda japonesa.
Tida como brincadeira por alguns, a Momo pode ser um risco entre usuários de celular. O jogo do terror, como também é chamado na web, desafia as pessoas a se comunicarem com o perfil desconhecido, que envia fotos e vídeos violentos e quase sempre começa com +81, o DDD do Japão. Pode parecer bobo e sem sentido, mas quem conversa com um desconhecido nas redes sociais está sujeito a ser vítima de, pelo menos, quatro crimes: estelionato, fraude, extorsão e ameaça.
A orientação da Polícia Civil é ignorar todos os perfis desconhecidos. Também é importante que os pais conversem com os filhos e mostrem que a Momo não é uma brincadeira, e sim o início de um golpe. Por isso, alertamos aos pais e responsáveis a acompanharem as crianças e adolescentes e observarem os site, links e jogos acessados em celulares e computadores. Orientamos também que minimizem o contato com mundo virtual e aumentem o tempo com as crianças, realizando brincadeiras, lendo histórias e fazendo passeios.
Imperatriz, 21/03/2019.
Atenciosamente,
Prof. Me. Fabiana Reis Ribeiro Campos
Supervisora Pedagógica do CSL