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Educação Infantil
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A Educação Infantil do CSL é o que sonhamos para que nossas crianças cresçam como cidadãos completos, com uma vida cheia de sucesso, mas sempre e acima de tudo, felizes. O nosso espaço é dedicado ao desenvolvimento das crianças em um mundo cheio de desafios e descobertas.

O CSL é uma escola que educa para a vida como uma extensão da sua casa em segurança, cuidado, afeto e estímulos, com o diferencial de ser desenvolvido por uma família de educadores que planeja cada etapa para favorecer o desenvolvimento integral do seu maior tesouro, seu filho.

O melhor presente que podemos dar a uma criança é educar e uma parte deste presente está em nossas mãos.

Venha, vamos juntos escrever essa história de educação com amor.

Proposta Pedagógica

Em consonância com a BNCC (BRASIL, 2017), o CSL visa promover uma formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, assegurando às crianças da Educação Infantil os direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.  

  • Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), de forma a ampliar e diversificar suas possibilidades de acesso a produções culturais, tendo em vista o estímulo ao desenvolvimento de seus conhecimentos, sua imaginação, criatividade, experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.
  • Participar ativamente, com adultos e outras crianças, tanto do planejamento da gestão da escola e das atividades propostas pelo educador quanto da realização das atividades da vida cotidiana, tais como a escolha das brincadeiras, dos materiais e dos ambientes, desenvolvendo diferentes linguagens e elaborando conhecimentos, decidindo e se posicionando.
  • Explorar movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, relacionamentos, histórias, objetos, elementos da natureza, na escola e fora dela, ampliando seus saberes sobre a cultura, em suas diversas modalidades: as artes, a escrita, a ciência e a tecnologia.
  • Expressar, como sujeito dialógico, criativo e sensível, suas necessidades, emoções, sentimentos, dúvidas, hipóteses, descobertas, opiniões, questionamentos, por meio de diferentes linguagens.
  • Conhecer-se e construir sua identidade pessoal, social e cultural, constituindo uma imagem positiva de si e de seus grupos de pertencimento, nas diversas experiências de cuidados, interações, brincadeiras e linguagens vivenciadas na instituição escolar e em seu contexto familiar e comunitárioConsiderando os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, estabelecemos cinco campos de experiências, nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver:
    • O eu, o outros e o nós: É na interação com os pares e com adultos que as crianças vão constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar e vão descobrindo que existem outros modos de vida, pessoas diferentes, com outros pontos de vista. Conforme vivem suas primeiras experiências sociais, constroem percepções e questionamentos sobre si e sobre os outros, diferenciando-se e, simultaneamente, identificando-se como seres individuais e sociais.
    • Corpo, gestos e movimentos:  Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos, movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno, estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si, sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se, progressivamente, conscientes dessa corporeidade.
    • Traços, sons, cores e formas: Conviver com diferentes manifestações artísticas, culturais e científicas, locais e universais, no cotidiano da instituição escolar, possibilita às crianças, por meio de experiências diversificadas, vivenciar diversas formas de expressão e linguagens, como as artes visuais (pintura, modelagem, colagem, fotografia etc.), a música, o teatro, a dança e o audiovisual, entre outras.
    • Oralidade e escrita: As crianças estão se apropriando da língua oral e, por meio de variadas situações nas quais podem falar e ouvir, vão ampliando e enriquecendo seus recursos de expressão e de compreensão, seu vocabulário, o que possibilita a internalização de estruturas linguísticas mais complexas. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão construindo hipóteses sobre a escrita que se revelam, inicialmente, em rabiscos e garatujas e, à medida que vão conhecendo letras, em escritas espontâneas, não convencionais, mas já indicativas da compreensão da escrita como representação da oralidade.
    • Espaços, tempos, quantidades, relações  e transformações: As crianças procuram se situar em diversos espaços e tempos. Demonstram também curiosidade sobre o mundo físico e o mundo sociocultural. Além disso, se deparam, frequentemente, com conhecimentos matemáticos que igualmente aguçam a curiosidade. A promoção de interações e brincadeiras nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações.

Para que as crianças tenham condições de aprender e se desenvolver consideramos a criança como um sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade.

Nosso atendimento institucional à criança pequena é especial. Não se trata de assistencialismo, nem de mero desenvolvimento cognitivo. Desenvolvemos uma educação que promove a integração entre os aspectos físicos, emocionais, afetivos, cognitivos e sociais da criança. A Educação Infantil do CSL propicia situações de cuidados e aprendizagem, pois para nós “Cuidar” significa valorizar e ajudar a desenvolver competências, por meio do BRINCAR que é o meio infantil de aprender.

Entendemos competência como mobilização e aplicação dos conhecimentos escolares, entendidos de forma ampla (conceitos, procedimentos, valores e atitudes). Assim, ser competente significa ser capaz de, ao se defrontar com um problema, ativar e utilizar o conhecimento construído.

O eixo estruturante das práticas pedagógicas da Educação Infantil são as interações e as brincadeiras, experiências por meio das quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. A interação durante o brincar caracteriza o cotidiano da infância, trazendo consigo muitas aprendizagens e potenciais para o desenvolvimento integral das crianças.

O acompanhamento da aprendizagem e do desenvolvimento dá-se pela observação da trajetória de cada criança e de todo o grupo – suas conquistas, avanços, possibilidades e aprendizagens. Por meio de diversos registros, feitos em diferentes momentos tanto pelos professores quanto pelas crianças (como relatórios, portfólios, fotografias, desenhos e textos), é possível evidenciar a progressão ocorrida durante o período observado, sem intenção de seleção, promoção ou classificação de crianças.

Turmas e relação idade-série (idade mínima completa até 31/03 do ano vigente)

  • Berçário | 4 meses a 2 anos
  • Maternal I | 2 a 3 anos
  • Maternal II | 3 a 4 anos
  • Infantil I | 4 a 5 anos
  • Infantil II | 5 a 6 anos

Horários

  • Matutino: 7h30min às 11h30min
  • Vespertino: 13h30min às 17h30min
  • Integral: 7h30min às 17h30min

Projetos Pedagógicos

  • Orientação para os Estudos: Atividades de orientação educacional; acompanhamento do horário de estudos, das atividades de casa e sala; técnicas de estudos por área e estudos para avaliações; plantão de dúvidas por área de conhecimento.
  • Enriquecimento Curricular: Ensino de inglês, oficina de leitura e produção de texto, informática e xadrez.
  • Artístico, Cultural, Desportivo e Social: Música, coral, orientação alimentar, culinária, etiqueta, artes, psicomotricidade e esportes (futsal, voleibol, dança e judô).

O Integral do CSL trabalha com uma grade horária no turno vespertino que contempla, de segunda a sexta-feira, das 11h30min às 17h30min, destinados a higiene, alimentação e repouso, além de atividades diversificadas tais como:  inglês, esportes (futsal, vôlei, balé e judô), informática, música, artes, xadrez, coral jogos e brincadeiras além do apoio pedagógico diário, durante o qual os alunos estudam e realizam suas tarefas. No turno matutino a criança realiza as atividades previstas para sua idade de acordo com a organização da educação infantil no ensino regular.

No Berçário nossa atenção especial também está voltada para a alimentação adequada, e com os cuidados de higiene e de saúde, com a manutenção de um ambiente tranquilo  desenvolvendo as habilidades motoras básicas, de extrema importância para formação de um indivíduo com o rumo a independência. Sendo elas:

  • Habilidades motoras de locomoção: rolar, rastejar, engatinhar, andar e saltar do bebê.
  • Habilidades motoras de manipulação: pegar,balançar, lançar, jogar,chutar ou seja manusear materiais pedagógicos com diferenças de peso, cores, tamanho e estímulos diversos, fazendo com  a criança busque a adaptação corporal de acordo com o objeto.
  • Habilidades motoras de estabilização : buscar o equilíbrio corporal de acordo com as capacidades adquiridas dos alunos, no engatinhar,andar,correr,manipulando objetos.