O Ensino Híbrido é uma abordagem que está inserida no rol de metodologias ativas. Isso quer dizer que há uma concepção de aluno protagonista, de aulas que valorizam o aprender a aprender, de identificação das necessidades dos estudantes com foco na personalização, que parece ficar em segundo plano quando trata-se do tema.
A principal premissa do Ensino Híbrido é que não existe uma forma única de aprender. A aprendizagem é um processo contínuo, que ocorre de diferentes formas e em diferentes espaços. O aluno aprende por meio do ensino on-line, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, lugar e modo e/ou o ritmo do estudo, e por meio do ensino presencial, na escola.
É um modelo de ensino/aprendizagem que mescla ensino presencial com virtual, dentro e fora da escola, utilizando-se da tecnologia para personalizar o aprendizado dos alunos, além de estimular sua autonomia nas atividades.
Diferente do que foi feito agora, no Ensino Remoto Emergencial, em que as tecnologias digitais substituíram as aulas presenciais e essas aulas, foram transferidas para o online, no Ensino Híbrido, o papel das tecnologias digitais é outro.
As tecnologias digitais no Ensino Híbrido favorecem a personalização, na coleta de dados e na identificação de quem são esses alunos, quais são suas dificuldades e facilidades, e como as experiências de aprendizagem podem melhor atender ao objetivo de desenvolver habilidades e competências.
Entender os alunos como prosumers que consomem, mas também produzem no ambiente digital, é fundamental ao elaborar o desenho do papel das tecnologias digitais nesse momento.Tecnologias digitais passam a funcionar como mais um elemento mediador da aprendizagem. Assim, as experiências digitais passam a ser construídas como possibilidades de buscar a personalização da aprendizagem.
Papel do espaço, do educador e dos demais estudantes no momento presencial
O espaço presencial pode, nesse modelo híbrido, facilitar a interação entre as pessoas: esse é o grande benefício do retorno, considerando todos os cuidados sanitários decorrentes desse momento. Mesmo com o distanciamento necessário no presencial, há experiências que podem ser organizadas para que o que foi produzido no momento remoto, por meio das tecnologias digitais, atinja um novo patamar de reflexão sobre conteúdos, procedimentos, valores.
Qual seria o motivo de retorno às aulas se não para aproveitar a oportunidade de interagir com outras pessoas?
Vamos juntos construir esse novo caminho!
Para saber mais acesse também o link e veja esse vídeo curto sobre Ensino Híbrido:
Fontes:
• BACICH, Lilian. Ensino híbrido: muito mais do que unir aulas presenciais e remotas. Disponível em:
https://lilianbacich.com/2020/06/06/ensino-hibrido-muito-mais-do-que-unir-aulas-presenciais-e-remotas/. Acesso em
06/06/2020.
•BACICH; TANZI NETO; TREVISIANI. Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação, 2015.