O fomento à pesquisa científica sempre esteve inserido na proposta pedagógica do Colégio Santa Luzia (CSL). Fruto disso, o aluno egresso José Emanuel Santos Silva, 17 anos, participa no período de 15 a 27 de março, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), preparada este ano em formato virtual.
A Febrace é um movimento de estímulo ao jovem cientista. Em “tempos normais” promove mostra de projetos, agora adaptados para âmbito digital; em prol do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores nas áreas da ciência e da engenharia.
Classificado para a mostra de projetos, José Emanuel apresentou trabalho com o título: Leitura cinematográfica “A Bela e a Fera”: uma análise do discurso sócio literário. Os orientadores foram os professores Antônio de Pádua Pereira, pai do autor e Adriana Christinne Carvalho, professora de Língua Portuguesa do CSL, pela instituição Colégio Santa Luzia.
A apresentação está disponível para apreciação no link https://febrace.org.br/virtual/2021/HUM/221/ . Também concorre ao Prêmio Votação Popular na Febrace 2021, pela votação via facebook e no mesmo link acima, até às 14h do dia 29/03/2021.
Inserido na pesquisa com a rotina escolar desde o 6º ano do Ensino Fundamental pelo CSL, o acadêmico José Emanuel afirma sentir-se seguro no universo da ciência. “Participar da Febrace é a realização de um sonho como acadêmico e com certeza é um momento de aprendizado e que vai me dar muitos frutos”.
Para ele, dentre as atividades intrínsecas ao universo da pesquisa, não há nada melhor do que pesquisar, analisar, constituir ideias, fazer um pôster, diário de bordo, relatório e apresentar para o mundo em um ambiente cheio de jovens que querem de alguma forma, mudar o mundo, ou a realidade em que vivem, através da ciência.
O ex-aluno reconheceu a importância da escola e professores que fizeram parte dessa trajetória de estudo e aprendizado, além de sua orientadora, as profissionais Elaine Caroline e Samylla Cavalcante e Rutiele Saraiva, das áreas de ciências e filosofia. “Desejo que muitos mais alunos sejam contemplados com essa magia assim como eu daqui pra frente”, finalizou.