Usando as tecnologias digitais a favor da educação de excelência, o Colégio Santa Luzia inova para 2021 e implantará o Programa Apple Education. Trata-se de uma proposta da Apple de promover a educação e incentivar a criatividade por meio de seus produtos altamente tecnológicos, disponibilizando ferramentas e exemplos inspiracionais para que alunos e professores possam criar experiências de aprendizado com protagonismo, foco na criatividade e desenvolvimento de novas habilidades.
Com a introdução da Apple Education na rotina escolar dos alunos, será utilizado um produto específico para a promoção do aprendizado: o iPad. A partir do uso do iPad serão aproveitados aplicativos e tecnologia avançada que possibilitará aos estudantes descobrirem recursos de modo intuitivo e transformador.
Inicialmente, dois softwares específicos da Apple farão parte desse projeto para a promoção do ensino, que são: a Sala de Aula e o Projeto Escolar. Ferramentas indispensáveis para que os educadores possam aprimorar suas práticas educacionais e assistir os alunos nesse processo de aprendizagem.
“São aplicativos que permitem o professor criar, personalizar e enviar conteúdos e tarefas em diversos formatos, bem como oferece aos alunos a oportunidade de se organizar e acompanhar o desenvolvimento de seus trabalhos, entregas e fomentar o potencial de cada aluno”, observou Fabiana Campos, supervisora pedagógica do CSL.
Comprovadamente, os benefícios do uso do iPad em sala de aula apresentam melhorias no desempenho acadêmico; aumento da motivação e participação; redução de custos e aumento da eficiência de recursos e foco integrado no design e na qualidade de conteúdo.
A parceria com Apple Education também fomentará nos alunos do CSL a participação em projetos que despertam a criatividade entre os estudantes. São ações que promovem habilidades relacionadas a desenhos, fotografia, música e vídeos. São mais de 300 aulas para todos os componentes curriculares da matriz curricular da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Além de todos os benefícios do programa, a Apple Education também prepara o estudante para o mercado de trabalho com o ensino de programação. Para isso, oferece ferramentas que corroboram para a ideia de que todos podem aprender a programar, despertando os alunos para criar e inovar. Para isso, professores recebem orientação e material específico para propor atividades de programação.
O programa da Apple Education com iPad em sala de aula favorecerá o desenvolvimento das 10 competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) além de desenvolver nos nossos alunos flexibilidade, criatividade e a capacidade de trabalhar em equipe, comunicação, pensamento crítico e liderança, competências necessárias para o cidadão do século XXI.