A ferramenta utilizada foi o telefone artesanal, uma ferramenta que permite a captação individual da voz com ampliação do som. Yrata-se de um instrumento que permite a captação individual da voz, amplificação e retorno. Com isso, o aluno que o utiliza essa ferramenta, escuta a própria voz com nitidez e consegue identificar seu erro de pronúncia, por exemplo.
O aparelho faz com que a criança ouça a própria voz em forma de sussurro, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras. A ideia é fruto de uma pesquisa para ampliar as possibilidades de leitura e escrita, fazer com que os estudantes vençam as dificuldades e evoluam no trabalho textual. O objeto e feito de PVC e aumenta o volume da fala em até 10 vezes, embora o retorno do som seja apenas para quem utiliza o instrumento. Isso torna a concentração mais fácil, sem que o leitor seja distraído por ruídos de fundo.
O telefone artesanal pode auxiliar em atividades de leitura, melhorando a percepção das crianças que falam baixo ou têm vergonha de ler. Ele também ajuda as crianças a articular melhor as palavras, e ter uma melhor discriminação auditiva e ortográfica.