Em alusão ao Dia Mundial da Voz comemorado nesta quinta-feira (16), o Colégio Santa Luzia por meio da fonoaudióloga Ticiany Viana, que integra a equipe multidisciplinar da instituição, alerta profissionais da área da educação e a população em geral sobre a importância de cuidar da voz, mesmo em época de pandemia da Covid-19.
“Estamos na Campanha Mundial da Voz. Nosso objetivo é conscientizar e sensibilizar as pessoas, sobretudo dos profissionais que utilizam a voz como ferramenta de trabalho, sobre a preservação da voz. Com o isolamento social, os professores, por exemplo, tiveram repouso na fala, porém praticar os exercícios que foram orientados nas oficinas realizadas na escola é necessário para manter a saúde vocal”, observou a fonoaudióloga.
Exercícios de respiração, alongamento, relaxamento, articulação, treinos de resistência respiratória são atividades que irão melhorar o desempenho vocal e dar mais qualidade de vida aos profissionais dependentes da voz. “Estamos em férias escolares, mas continuo realizando vários cuidados com a minha fala, inclusive na alimentação saudável e bebendo muita água, pois facilita no processo”, revelou a professora Ana Carley.
Confira as dicas para cuidar da sua voz:
- Fale sem esforço e articule bem as palavras;
- Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;
- Beba 2 litros de água diariamente;
- Durma bem;
- Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas;
- Use vestuário confortável;
- Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;
- Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos;
- Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;
- Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;
- Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;
- Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;
- Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão;
- No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.