Emocionar, inspirar e refletir a complexidade da experiência humana são os poderes da poesia e da música, expressões artísticas que ultrapassam fronteiras culturais e temporais. De fevereiro a novembro de 2025, o Colégio Santa Luzia, unidade I, promoverá o projeto “Terças Poéticas”, que levará recitações de poesia e apresentações musicais ao intervalo entre as aulas.
A iniciativa tem como propósito estimular a apreciação e o reconhecimento da poesia e da música como manifestações artísticas complementares, incentivando a criatividade, a sensibilidade estética e a conexão emocional por meio da declamação de textos poéticos e execuções musicais. Além disso, o projeto busca fortalecer a expressão individual e coletiva, fomentar o diálogo entre diferentes formas de arte e ampliar o acesso à cultura, contribuindo para a formação de espectadores críticos e para o resgate da identidade cultural mediante a arte.
“O Terças Poéticas nasce da brincadeira com as palavras: “terçar” como tecer, construir juntos, e “poéticas” como a essência do projeto, um espaço de livre expressão por meio da música, declamações e experimentações poéticas. Uma vez por mês, sempre em uma terça-feira, queremos transformar o ambiente escolar em um palco aberto para a arte e a literatura, onde os alunos poderão se expressar sem amarras, sentindo a poesia invadir os corredores e as salas de aula”, conta o professor e idealizador do projeto Thaymison Gomes.
A poesia e a música unem-se nesse projeto, que nasce da necessidade de aproximar os participantes de diversas manifestações culturais, promovendo o desenvolvimento da imaginação, da percepção e do pensamento reflexivo. A iniciativa também se apresenta como um meio de fortalecer o senso de comunidade, proporcionando momentos de compartilhamento e troca de experiências. Em um mundo cada vez mais acelerado e digital, essa pausa se faz essencial para a reflexão e o reencontro consigo mesmo.
“Acho incrível participar desse projeto, porque, além de ser uma experiência criativa e envolvente, nos aproxima ainda mais como turma. Nossos professores sempre propõem atividades que despertam o interesse pela poesia, pela arte e pela literatura, e isso torna o aprendizado muito especial”, destaca Ana Laura, aluna da 3ª série do Ensino Médio e participante do Terças Poéticas.
Com essa iniciativa, o Colégio Santa Luzia reafirma seu compromisso com a valorização da arte e da cultura, oferecendo à comunidade escolar um espaço de expressão, troca de experiências e reflexão por meio da poesia e da música.